Como se locomover em Sydney? Entenda como funciona o transporte

Quer conhecer Sydney com transporte público? Veja aqui dicas úteis de como se locomover em Sydney sem perder tempo.

Eu já moro em Sydney há 5 anos e estou acostumada com todos os meios de transporte. E vou te dizer que não são poucos. Dependendo de onde você quiser ir, terá que pegar diferentes tipos de transporte para chegar no seu destino.

Como se locomover em Sydney? Entendendo o Opal

Antes de entrar nos detalhes do transporte, vou falar do Opal Card. Esse cartão é usado para todos os meios de transporte em Sydney. Você pode comprar ao chegar no aeroporto, ou em uma newsagent. Encontre aqui onde comprar seu Opal Card.

Sempre compre o Opal negro que é o normal Adulto ou peça um para criança se estiver com pequenos. As outras cores são direcionados para estudantes e pensionistas.

♦ Dica Wanderlust: baixe o aplicativo do Opal. Nele você pode ver seu saldo, histórico, carregar seu cartão e programar itinerários. Tenha em mente que quando recarregar o cartão através do aplicativo, demora uns 10 minutos para o saldo entrar na sua conta (as vezes mais).

As primeiras 8 viagens são cobradas o valor total, a partir da nona viagem paga-se menos. Outro fato importante do Opal é que não há valor fixo, paga-se por distância. Por exemplo, eu pego o light rail de Glebe para Darling Harbour e minha amiga pega o mesmo light rail de um outro ponto mais longe também indo para Darling Harbour. Ela pagará mais do que eu, já que percorreu uma distância maior.

Melhores preços de hotéis em Sydney aqui

Quanto eu coloco no Opal para começar?

Se for pegar o trem do aeroporto terá que pagar uns $17 para ir até a cidade. E tudo dependerá do quanto irá se locomover. Começar com uns $30 dólares é um bom valor. A medida que for gastando poderá colocar mais. Lembrando que o trem de volta para o aeroporto também custa uma média de $17.

Economize no transporte do aeroporto de Sydney para a cidade

Importante saber que o limite diário do Opal é de $15 dólares (sem contar o aeroporto). Então se você for usar bastante o transporte público de um lado a outro, não gastará mais que $15 em um dia. E nos domingos o valor máximo é $2.70, o dia perfeito para ir para todos os lados.

Andar com cartão de crédito e dinheiro

Uma nova forma de pagamento está disponível agora para alguns transportes de Sydney (Trem, Light Rail e Ferry), que é pagar com cartão de crédito. Dessa maneira não é necessário comprar o Opal e nem carregar nenhum cartão. Apenas tenha saldo para que a cobrança seja feita direto da sua conta.

Eu pessoalmente não uso muito essa opção pois gosto de ver minhas atividades e ter controle sobre as cobranças, além do fato que essa opção não está disponível nos ônibus. Uso meu cartão de crédito apenas para emergências, quando esqueço de recarregar meu Opal ou não encontro na minha bolsa.

E se você tem aquelas moedas no bolso e está pensando em guardar elas para pagar o motorista, nem tente. Já tem um tempo que nenhum transporte mais aceita dinheiro, é essencial ter um Opal e agora cartão de crédito.

Como usar o transporte público?

Seja com o Opal ou cartão de crédito, para pagar o transporte é preciso encostar o cartão na entrada e na saída. Se for entrar na estação de trem terá que encostar o cartão para abrir a catraca. O mesmo quando chegar no seu destino final.

É muito importante fazer esse processo na entrada e na saída, já que muitas vezes há inspeção para conferir se cada pessoa pagou pelo transporte. Já vi muitas pessoas levarem multa de $220 dólares por não ter encostado na entrada ou na saída.

Meios de transporte

Agora que você já sabe o fundamental para começar a usar o transporte de Sydney, o resto é moleza. Se for ter internet com você durante sua estadia em Sydney, óbvio que tudo fica mais fácil. Apenas use o Google Maps, ou baixe o aplicativo do Opal para traçar rotas.

Dependendo do lugar que quiser ir, terá que mudar de meio de transporte, então fique atento. Por exemplo, eu moro em Glebe e se quero ir para Manly tenho que pegar um ônibus até Martin Place, outro até Circular Quay e um ferry até Manly.

Se não tiver internet com você, eu aconselho a sempre planejar suas rotas e algumas opções antes de sair da sua acomodação. Lembre-se que não é muito difícil achar Wifi pela cidade, o que ajuda aqueles que estão perdidos. Guarde esses nomes: Central Station, Circular Quay e Town Hall, são as estações mais famosas da cidade, se estiver perdido peça informação para ir para qualquer uma delas.

Como se locomover em Sydney de ônibus

Ônibus

Existem milhares de ônibus que conectam a cidade inteira. Exatamente pelo fato de ter muitas rotas é importante saber onde você está indo. Eu aconselho a sempre ter um mapa, seja o Google Maps off-line ou do Transport NSW. Assim vai ser mais fácil achar para onde ir e também acompanhar o trajeto até sua parada já que dentro dos ônibus não há nenhum mapa ou visor indicando as paradas.

Ônibus turístico com desconto

Metrô

Um dos meios mais usados pelos locais, o metrô de Sydney não é nada complicado. São 7 linhas que conectam o centro com outras áreas como Western Sydney, North Sydney e as praias do sul. A maioria dos viajantes usam o metrô quando chegam no aeroporto para ir para o centro da cidade, para ir para lugares perto do centro ou até Bondi Junction.

Como se locomover em Sydney de metrô

Light rail

O trem de superfície de Sydney é o meu meio de transporte favorito. Ele sai da estação Central e passa por principais pontos turísticos como Paddy Market, Darling Harbour, Fish Market e Tramshed. O Governo da Austrália vai expandir esse trem para o centro de Sydney. Por isso a George Street está em construção por um bom tempo. Será a melhor maneira de se locomover no centro de Sydney.

Balsa

Raramente eu pego a balsa para qualquer lugar, já que é o meio de transporte mais caro (menos no Domingo). Mas para quem está curtindo Sydney, usar a balsa para ir para Manly é um passeio por si só. O ferry passa na frente do Opera House e na frente da Harbour Bridge, uma das melhores vistas para fotos.

Bicicleta

Nos últimos anos a cidade encheu de bicicletas espalhadas por todos os lados. Com várias empresas disputando por espaço, essa é uma ótima forma para conhecer a cidade para aqueles que gostam de pedalar. Para alugar elas basta baixar o aplicativo da empresa que escolher e seguir as instruções. A Lime por exemplo que oferece bicicletas com bateria custa $1 para desbloquear e 0.15 centavos por minuto. São $9 dólares a hora mais ou menos. Fique atento que dependendo do tempo, a conta pode ficar bem salgada.

Táxi e Uber

Como em qualquer grande cidade, não terá problema em encontrar táxis por todos os lados. O mesmo para motoristas de Uber. Apenas fique atento com o trânsito, que dependendo do horário fica parado.

Em relação a valores os táxis são bem mais caros. Se você não estiver com pressa e não for mais que dois passageiros pode pedir um Uber Pool e dividir o valor com outras pessoas. Por exemplo, com o Uber Pool uma corrida de Glebe para Darling Harbour sai por AU$6,79, já com o UberX sairia AU$12,07.

Dica Wanderlust: quer economizar AU$10 no Uber? Use o código ue581ue e garanta AU$10 na sua primeira viagem

Big Bus

O Big Bus é o ônibus turístico de Sydney. Ele oferece duas rotas, uma para conhecer a cidade e outra para conhecer Bondi. Para quem vai passar pouco tempo em Sydney, fazer esse passeio é uma ótima pedida. Aproveite as melhores vistas da cidade. Cada rota demora em média de 1 hora e 45 minutos. Veja os valores dos ingressos aqui.

Fica de olho no @sydlocal para ver mais dicas de Sydney.

Leia aqui mais dicas de Sydney

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ganha dicas e ainda descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel on Apple iOS 10.3
Hotel
: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele. Plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.



Booking.com

Bed on Apple iOS 10.3
Airbnb
: Que tal ficar na casa de uma pessoa local durante suas férias. É uma experiência bem legal. Saiba mais sobre o Airbnb aqui. E se quiser ganhar R$130 reais de desconto na sua primeira estadia, clique aqui.

Face With Thermometer on Apple iOS 10.3
Seguro de viagem
: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto LIKEWANDERLUST5 e receba 5% de desconto.

Roller Coaster on Apple iOS 10.3
Atrações
: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Automobile on Apple iOS 11.2
Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto.

Faça uma social

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá. E se quiser vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Gostou de “Como se locomover em Sydney? Entenda como funciona o transporte”? Compartilha! Comenta!

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.