Dicas de como se locomover em Buenos Aires sem gastar muito

Descobrir como se locomover em Buenos Aires sem gastar muito foi uma revelação. Por isso divido aqui as minhas dicas para que aproveite suas férias na capital portenha.

Já visitei Buenos Aires duas vezes e cada uma delas foi bem diferente. Meu marido, que é Argentino, ama caminhar. Na primeira vez que fomos fizemos a cidade INTEIRA caminhando. To falando sério, os amigos dele falam que somos doidos. Eu não tinha ideia então nem liguei. Nesse roteiro aqui de três dias, foi tudo andando de um lado a outro.

Dessa vez foi diferente. Não tinha como por causa das coisas que compramos para levar para a Austrália e óbvio o frio que estava de lascar.

Como se locomover em Buenos Aires?

Como em toda cidade grande há táxi, ônibus, metrô, bicicleta, trem e Uber. Não é nada difícil. Ainda mais com a tecnologia. Se tiver internet com você é só procurar no Google e ir de um lado a outro. Ou se não tiver Wi-Fi, planeje-se antes de sair do hotel. Minha cunhada usou um aplicativo chamado BA como llego. Ela disse que é ótimo, mas acabamos não usando.

Reserve já o seu hotel em Buenos Aires e garanta os melhores preços

Não descarte a possibilidade de fazer caminhadas, já que é a melhor forma de conhecer a cidade. Apenas planeje-se. Vou te dar uma dica que funciona muito bem nas minhas viagens.

Crio um mapa no Google Maps e vou marcando tudo que quero ver. Quando chego no local divido os meus dias em áreas. Vamos dizer que eu queira ver 4 regiões diferentes: San Telmo, Centro, Palermo e La Boca. Porém eu tenho apenas 3 dias, eu junto duas regiões em um dia e dedico os outros dois para cada uma das outras regiões. Assim conheço tudo com mais tempo e curto muito.

Cartão Sube

Antes de falar de cada transporte vamos esclarecer o que é o cartão Sube. É um cartão pré-pago que pode ser usado por mais de uma pessoa de uma vez e que você pode usar tanto nos ônibus, quanto no metrô. Nós compramos o nosso na estação de metrô e tivemos que pagar 25 pesos por ele, mais o crédito que queríamos colocar. Cada passagem sai por 7.50, se usar mais de 21 vezes (que não foi nosso caso) vai ficando mais barato.

Uma vez que compramos nosso cartão fomos nas roletas, apoiei nosso cartão no leitor e passei para meu marido usar. Fácil assim. Dá para combinar várias linhas e sem pagar nada, apenas não saia da estação. Já para quem for pegar o ônibus, você deverá dizer para o motorista para onde vai antes de encostar seu cartão, para que ele cobre o valor certo. As passagens variam de 6 a 7 pesos.

Qual transporte usar?

Os que mais usei foram metrô e Uber. Foram as formas mais econômicas e como já expliquei em cima que me levaram até a região que queria ir. Quando chegava lá caminhava e ia descobrindo o lugar.

Táxi

Peguei alguns táxis em Buenos Aires e algumas vezes foi até mais barato que o Uber. Então realmente depende. Há muitos deles circulando pela cidade e quando estiver com a placa “Libre” em vermelho, pode fazer o sinal que eles param. Mas lembre-se que há de tudo um pouco e muitos taxistas em qualquer lugar do mundo podem dar umas voltas a mais ou ir por um caminho mais longo para tirar uns pesos a mais de você.

táxis em Buenos Aires (foto by Nicolas Lobos)
Foto by Nicolas Lobos

Uber

Como sempre criando polêmica, não seria diferente em Buenos Aires. Até me senti um pouco agente secreto. Os taxistas odeiam os motoristas de Uber e muitas vezes podem até ser violentos. Então se for usar o aplicativo fica essas dicas muito úteis. Sempre sente uma pessoa na frente, para diminuir a suspeita.

Você tem duas opções na hora de pedir no aplicativo: pagar com dinheiro ou cartão. Mesmo o cartão sendo mais fácil, a maioria dos motoristas preferem dinheiro. Algumas vezes que selecionei cartão fiquei esperando, esperando e nada. Cancelei e escolhi dinheiro e me buscaram no mesmo segundo. O mesmo aconteceu para ir para o aeroporto, escolhemos pagar com dinheiro e nos levaram na hora. Antes de chegar no aeroporto pagamos o motorista. E quando ele nos deixou no desembarque, nos deu um abraço e fingiu que nos conhecia, por causa dos taxistas que estavam ao redor. Muito doido.

Metrô

São seis linhas que conectam grande parte da cidade. É a forma mais rápida de ir de uma lado a outro. Salve um mapa no telefone (ou imprima um) para que seja mais fácil se localizar. Em todas as estações há painéis também. O metrô funciona todos os dias, sendo dia de semana e sábado de 5:00 às 23:00 e domingo 8:00 às 22:00.

Mapa do metro

Ônibus

Ele circula por todos os cantos da cidade e é a forma mais econômica para chegar no Caminito. O único problema é que em dias de manifestações (quase sempre), os ônibus ficam parados no trânsito.

Ônibus em Buenos Aires (Foto by Dan Gold)
Foto by Dan Gold

Ônibus turístico

Essa é sempre uma boa opção para quem quer conhecer muito e não ter tanto trabalho. Da uma olhada aqui nas rotas e valores.

Passeios turísticos

Óbvio que uma cidade turística como Buenos Aires tenha milhões de passeios turísticos. Eu fiz um na primeira vez que fui caso tenha interesse. Foi muito legal para conhecer a cidade em um dia. Quem tiver mais tempo pode ir conhecendo com calma.

Planeje-se com antecedência para otimizar o tempo gasto em transporte e economizar seus pesos para comprar alfajor de doce de leite. Afinal ninguém quer passar tanto tempo de transporte em transporte.

Leia aqui todas as minhas dicas de Buenos Aires

Gostou de “Dicas de como se locomover em Buenos Aires sem gastar muito”? Compartilha! Comenta!

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.