Como são os exames de gravidez na Austrália?

Venha saber todos os exames de gravidez na Austrália. Quais são obrigatórios e diferenças com o Brasil.

Sempre tive muitas dúvidas sobre como funcionava a gravidez aqui na Austrália, mas até chegar a minha vez, não tive muito com o que me preocupar. Assim que soube que estava grávida, vieram milhões de perguntas na minha cabeça. E logo aprendi que não existe uma resposta correta.

Aqui na Austrália, tudo vai depender da sua situação de visto e escolhas. Para quem está em visto de estudante por exemplo, é obrigatório ter um plano de saúde, que ajudará a cobrir parte dos custos. No meu caso, eu tenho o visto permanente, e tenho direito ao sistema de saúde pública da Austrália. Mesmo assim eu tinha um plano de saúde.

Agora era minha escolha, privado ou público? Se eu quisesse fazer acompanhamento com um obstetra e escolher um hospital privado, o meu plano de saúde ajudaria com os custos. Porém eu escolhi ir pelo hospital público. Estava tudo incluído e os hospitais públicos aqui são muito bons. A única coisa que tive que pagar foi o exame Harmony para saber o sexo do bebê com 10 semanas.

Leia também: Como eu descobri o sexo do bebê no começo da gravidez?

Exames de gravidez na Austrália

A primeira coisa que fiz foi baixar um aplicativo que me ajudasse a saber mais sobre o mundo das grávidas. Eu baixei o What to Expect, ele é em inglês. Existe o Baby Center que é em português, e com certeza muitos outros.

Outra coisa maravilhosa que me aconteceu foi que Deus colocou uma médica colombiana perto da minha casa. Ela é maravilhosa e me explica tudo. Assim que eu comecei a suspeitar que estava grávida fiz cinco exames de farmácia. Todos positivos.

Primeiro Trimestre

Visitei a médica e ela pediu um exame de sangue para confirmar a gravidez. Em alguns dias chegou o resultado: eu estava realmente grávida. Voltei na médica e ela me pediu um exame de sangue completo e um exame de urina. Esses exames são para determinar como está a minha saúde, meu tipo sanguíneo e saber se eu tinha imunidade a algumas doenças. Nessa primeira consulta ela também me deu a vacina de gripe.

Todos os meus exames estavam ótimos, e a médica me disse que estava com 4 semanas. Com 6 semanas fui fazer meu primeiro ultrassom. Que emoção ver o bebê pela primeira vez e ver ele tão pequeno se formando dentro de mim.

Quando cheguei a 10 semanas a minha médica me disse que eu tinha opção de fazer um teste para ver o DNA do bebê no meu DNA. Esse teste tinha como objetivo ver a possibilidade do bebê ter doenças genéticas e também via o sexo. Ele custava $430 dólares e era o único que não estava incluso no sistema de saúde público. Eu paguei e fiz esse exame.

Segundo Trimestre

Com 12 semanas a médica me pediu para fazer o exame de translucência nucal. Nesse exame eles medem a nuca do bebê e junto com um exame de sangue determinam a possibilidade do bebê ter doenças genéticas. Mas como eu já havia feito o exame Harmony que olhava o DNA, a mulher disse que esse ultrassom ia ser mais para checar como o bebê estava.

Minha médica me disse que eu precisava fazer uma consulta com o hospital com 16 semanas para eles saberem meu histórico e reservarem o meu parto. Por causa da pandemia, essa consulta foi por telefone. Tudo bem fácil e tranquilo. Eu tive um probleminha com o hospital público (drama), se quiser saber o que aconteceu clica aqui.

Cheguei a 20 semanas e veio o melhor ultrassom de todos. Para quem não fez o teste de DNA, é nesse exame que se descobre o sexo do bebê. Não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso foi esse ultrassom. Eles checam todos os detalhes do bebê: mãozinhas, pezinhos, órgãos, tudo. Nesse exame, o meu bebê estava maior do que deveria e eles recomendaram que eu fizesse o exame de diabetes gestacional o quanto antes.

Esse exame geralmente é entre a semana 24 e 28, o pior exame da gravidez. Como eu passei mal. Veja aqui o meu relato.

Terceiro Trimestre

Teoricamente eu teria que fazer apenas mais um exame de sangue e ver se eu tinha um tipo de bactéria com 34 semanas e já estava. Mas no meu caso eu tive uns exames extras.

Sustos acontecem durante a gravidez e comigo não foi diferente. Meu bebê se move MUITO o tempo todo. Um dia ele não se mexeu durante o dia todo. Fiquei assustada e fomos no hospital. Óbvio que assim que chegamos lá ele começou a se mexer né?! Sapeca. Mas me recomendaram a fazer um ultrassom para ver se estava tudo bem.

Eu fiz dois ultrassons mais e vimos que o Gianluca estava com uma pequena dilatação nos tubos que conectam o rim com a bexiga. Me falaram que é normal e que quando ele nascer, eles vão verificar. Como meu ferro estava baixo, eu fiz também um exame de sangue a mais.

Algumas amigas comentaram que no Brasil se faz muito mais exames de sangue por exemplo. Aqui em New South Wales esses são os exames obrigatórios e alguns extras que eu tive que fazer. Vale sempre a pena checar para ter certeza que está tudo certo com você o o bebê.

Leia aqui tudo sobre maternidade na Austrália

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.