Sobrevivi ao exame de diabetes gestacional

Eu já esperava o pior desse exame, mas não tinha ideia do que estava por vim. Hoje vou falar sobre como foi o meu exame de diabetes gestacional.

Quem me acompanha no meu Instagram @likewanderlust pode ver como foi esse desafio. Eu sabia que seria um exame difícil pois eu não gosto de tirar sangue, tenho pavor das agulhas e de ver o sangue nos tubos. Tive que me preparar psicologicamente para esse exame.

O que é o exame de diabetes gestacional?

A diabete gestacional não é um bicho de sete cabeças como parece. Ela acontece mais frequente do que pensamos e por falta de conhecimento pode assustar muitas futuras mamães. Ela apenas é séria caso não seja descoberta na época certa. Para as grávidas de plantão, entre a semana 24 e 28 os médicos pedem um exame de glicose para testar seu nível de açúcar no seu sangue.

Esse exame é de rotina e quando o médico fará o pedido, depende da gravidez. Quando fiz meu ultrassom de 20 semanas, a médica me disse que o meu bebê estava maior do que normal e que isso poderia ser um sinal de diabetes gestacional. Ela me pediu para fazer o exame o quanto antes.

Como funciona o exame?

Eu sei que em alguns países esse exame varia. Nos Estados Unidos por exemplo, eles tem dois tipos de teste. Já aqui na Austrália existe apenas um.

Eu tive que ligar para o laboratório para reservar com antecedência. A atendente me orientou a me preparar: nos 4 dias antes do exame ela me pediu para comer bastante carboidrato e na noite antes não tomar nada que tivesse cafeína, além de fazer um jejum de 12 horas antes do exame.

Ela recomendou que eu levasse um livro, algo para me entreter e também uma garrafa de água. Fiz exatamente tudo que ela pediu, comi bastante batata, macarrão e etc nos 4 dias anteriores, fiz jejum e levei para o laboratório água, meu iPad e o formulário do exame.

Assim que cheguei lá, ela preparou tudo e começamos. Primeiramente ela tirou uma amostra do meu sangue. Logo em seguida ela me deu uma bebida gelada que parecia uma limonada sem gás bem doce. Eram dois copos e ela disse que eu tinha 5 minutos para tomar tudo. Assim que acabei os dois copos pensei “uau, não era tão ruim quanto pensei, ótimo”.

Ela me disse que teria que ficar sentada sem me mexer muito na cadeira por uma hora e que logo ela tiraria o meu sangue de novo. Fui confiante para a cadeira, peguei meu telefone e comecei a ver minhas mensagens. A moça me perguntou umas duas vezes se eu estava bem e disse que se sentisse qualquer coisa era para avisar. A outra moça da recepção também disse que se eu quisesse deitar era para eu avisar. Eu me sentia bem.

IMPORTANTE: o restante do meu relato foi o que aconteceu comigo, cada pessoa é diferente e reage de forma diferente ao exame.

Efeitos colaterais

Depois de uns 15 minutos a mulher que tirou meu sangue veio perguntar como eu estava, ela me disse que era normal algumas mulheres se sentirem mal e terem vontade de vomitar. Ela me explicou que era muito importante que eu tentasse não vomitar, pois caso isso acontecesse eu teria que voltar e fazer tudo de novo. Eu afirmei que estava bem.

Dois minutos depois uma moça que estava sentada na sala de espera começou a conversar comigo e em segundos eu comecei a ver tudo preto. A moça disse que eu estava pálida e logo a atendente do laboratório veio me ajudar. Ela me colocou em uma cadeira de rodas e me levou para um consultório com uma cama. Quando eu estava indo deitar na cama a vontade de vomitar veio com tudo. Segurei muito. Era uma sensação de desmaio e ânsia de vômito juntos. Me senti muito mal.

A mulher me disse que era normal e me deixou ali deitada. 5 minutos depois eu já me sentia bem melhor. Fiquei um pouco sonolenta e tudo passou. Quando passou 1 hora da primeira vez que ela tirou meu sangue, ela veio de novo para tirar outra amostra.

Ela me orientou a ficar deitada por mais 1 hora e aí ela tiraria a última amostra. Segui todas as recomendações e fiquei bem quietinha deitada. Comecei a me senti bem, apenas com muita fome. Depois de 1 hora ela tirou a última amostra e me liberou para ir para casa. Antes de sair de lá ela me perguntou se eu estava bem para dirigir e eu confirmei. No carro eu tinha deixado alguns biscoitos para depois do exame.

Foi muito pior do que eu imaginei pois não esperava ter nenhum efeito colateral, se eu soubesse teria pelo menos me preparado psicologicamente para isso. O resultado demorou 4 dias para sair e graças a Deus, eu não tinha diabetes gestacional.

Resumo

Quando o médico pede esse exame geralmente
De 24 a 28 semanas. Pode ser antes dependendo de como está sendo a gravidez.

O que fazer antes do exame?
Ligue para o laboratório para perguntar como deve se preparar e para saber se é necessário marcar um horário.

Preparação para o exame
Aqui em New South Wales, fui orientada a comer bastante carboidrato 4 dias antes do exame, evitar bebidas com cafeína no dia anterior e fazer um jejum de 12 horas antes do exame.

O que levar?
Uma garrafa de água, o pedido do exame, seu Medicare ou cartão do plano de saúde (na Austrália), celular/livro/iPad ou qualquer coisa que te entretenha por 2 horas.

Quanto tempo dura o exame?
Geralmente 2 horas

O que terá que fazer?
Tirar uma amostra de sangue
Beber uns dois copos de um líquido bem doce em 5 minutos
Depois de 1 hora tirar outra amostra de sangue
1 hora depois tirar a última amostra

Efeitos colaterais
Poderá sentir ânsia de vômito, náusea, fraqueza e desmaiar. Mas novamente, cada pessoa é diferente. O meu marido já fez esse exame e não sentiu nada.

Quando sai o resultado?
Depende do laboratório, aqui na minha cidade demorou 4 dias.

E se eu tiver diabete gestacional?
O primeiro passo é ficar calma. Vá ver seu médico e ele te orientará sobre o que deverá ser feito. Mas geralmente uma dieta balanceada e evitar açúcar será recomendado. Faça uma lista com todas as perguntas para o seu médico e tome conta de você.

Leia aqui mais sobre maternidade

Gostou desse post? Comente abaixo e compartilhe.

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.