Expulsa de casa na Austrália | O que fazer nessa situação?

Já pensou ser expulso de casa em um país do outro lado do mundo? Não ter para onde ir e nem ter a quem pedir ajuda. Pois é, aqui conto o que aconteceu para eu ser expulsa de casa na Austrália.

Primeiramente para quem caiu aqui de paraquedas eu estou fazendo uma série no YouTube onde conto minhas aventuras e Jornada na Austrália. Se não viu nenhum desses capítulos da uma olhada aqui. E não esqueça de inscrever-se aqui.

Muita gente acha que é fácil morar fora, que tudo é um mar de rosas, afinal todo mundo coloca fotos nas mídias sociais dos momentos bons. Mas não é bem assim. Passamos por muitos perrengues. Eu mesma já passei por cada uma. Por isso estou dividindo a minha Jornada na Austrália para ajudar quem quer vim para cá.

Meu começo em Gold Coast

Quando cheguei na Austrália fui morar primeiramente em uma homestay em Gold Coast. Foi uma experiência muito legal viver na casa de uma família australiana. Porém, a casa ficava muito longe da cidade e era muito caro. Se quiser entender melhor de homestay, clique aqui.

Eu vim para a Austrália com meu ex namorado e nós fomos em busca de um lugar mais barato onde podíamos estar mais perto da cidade e também pagar menos. Depois de muita procura encontramos um quarto para alugar na casa de um australiano. Ele morava em um bairro bem legal de Gold Coast. Fomos conhecer e gostamos muito. Ele disse que podíamos viver com ele e nos mudamos para a casa.

A convivência com um australiano

Nas primeiras semanas de convivência acabamos esquecendo, que viver com um australiano quer dizer viver com uma cultura diferente da nossa. Logo no começo eu percebi que ele bebia muito, todas as noites. Isso não me incomodava, já que eu quase nunca estava em casa pois trabalhava muito. Eu por sorte nunca tive nenhum problema com ele.

Eu morei nessa casa mais ou menos por dois meses e meu inglês era limitadíssimo. Na maioria das vezes eu não entendia muito o que ele falava. Ele sempre vinha e falava muito, mesmo eu sem entender.

Entenda sobre o Working Holiday Visa

Como eu estava com o Working Holiday Visa, eu trabalhava em tempo integral. Já meu ex, estudava em tempo integral para se preparar para o IELTS. Nossos horários eram bem diferentes. Ele não estava na casa no mesmo momento que eu estava e vice-versa. Nós tínhamos uma percepção diferente desse australiano.

O que aconteceu para eu ser expulsa de casa?

Os problemas começaram a surgir quando esse australiano começou a ter uma bronca com meu ex. Eu não tinha ideia do tipo de convivência que eles tinham e como interagiam, mas acabei ficando no meio. O australiano não gostava muito dele, me perguntava coisas sobre ele, quanto tempo estávamos juntos e coisas do tipo. Eu achei estranho esses tipos de perguntas.

Ele começou muito a se meter na nossa vida. Vou ser sincera eu não tinha ideia se existia alguma coisa acontecendo entre eles e por que ele me fazia essas perguntas. Eu não me importava já que estava vivendo na Austrália, estava sempre trabalhando e não tinha tempo para isso.

Um certo dia, no meio do final de semana, eu e meu ex tivemos uma discussão. E quando menos percebi esse australiano surgiu do nada e eles começaram a discutir. Como os dois estavam falando inglês muito rápido eu não conseguia acompanhar.

O australiano disse para a gente pegar as coisas e ir embora. Eu não entendia nada e comecei a ficar muito nervosa. Meu ex disse: “pega tudo que vamos embora agora”. Eu fiquei chocada. Como assim ir embora. Pra onde?

Comecei a chorar e fui pegando as minhas coisas, colocando tudo dentro da mala. Eles continuavam brigando, muita gritaria. O australiano disse que se eu quisesse ficar poderia, mas o meu ex não. Sem entender nada, no meio da confusão, arrumei tudo e fomos descendo as coisas para a rua.

Ficamos sem o nosso bond, não tivemos tempo de nos planejar ou procurar um lugar. Por sorte nossa homestay foi um amor e deixou que a gente ficasse lá por uma semana até achar outro lugar. Muito importante saber os seus direitos. Na época eu não sabia e acabei saindo de lá com uma mão na frente e outra atrás.

Dicas para evitar que isso aconteça

Eu sei que não é legal estar em uma situação como essa, ser expulsa de casa na Austrália me assustou muito. Por isso vou te dar dicas para que você evite que isso aconteça.

Contrato

Primeiramente é muito importante antes de ir morar com qualquer pessoa ter um contrato. Se você alugar um quarto para alguém ou se alguém alugar um quarto para você, é necessário ter tudo documentado em caso de que tenha problema. No site do Flatmates por exemplo eles tem um modelo bem básico e que cobre tudo. Veja o contrato aqui.

Na casa que eu me mudei não fiz contrato nenhum e sem saber do meu direito acabei sendo expulsa e perdendo o meu bond. Tenha certeza que nesse contrato tem o valor que você pagou de bond e também as regras caso você queira se mudar da casa, geralmente as pessoas pedem duas semanas de aviso para encontrar outra pessoa. Nesse período eles vão mostrar o quarto e você deverá pagar aluguel normalmente. Assim que se mudar eles devolvem o bond.

Cumpra também a sua parte do contratado. Se for se mudar, não esqueça de dar semanas de aviso e se mudar no dia certo, deixando tudo limpo e organizado.

Cultura

Tenha em mente que se for viver com um australiano, ou se estiver alugando um quarto na sua casa para pessoas de outros países, lembre que existem culturas muito diferentes. Que muitas coisas que é normal pra gente, talvez não seja normal para eles.

Exija seus direitos

Se alguém te expulsar de casa ligue para a polícia. Não aceite ameaças seja australianos ou quem for. Muito importante você saber que se não estiver fazendo nada de errado, a lei está do seu lado.

Ninguém quer passar por uma situação como essa, mas sempre esteja informado sobre seus direitos. E se passou por algo parecido, comente abaixo.

Veja aqui mais histórias da minha Jornada na Austrália

Gostou de “Expulsa de casa na Austrália | O que fazer nessa situação?” Comenta aí embaixo e compartilhe esse artigo.

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.